quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Treinamento funcional para o core - treino isométrico!




Hoje comecei o post com essa foto do meu treinamento funcional para o core (abdomen), fiz ontem depois de correr, abaixo algumas informações importantes sobre o treinamento de core funcional:

Existem diversas nomenclaturas para a mesma técnica, porém, todos se referem a uma descrição genérica do controle muscular abdômino-lombopélvico necessário para estabilizar a coluna lombar e proporcionar estabilidade funcional de todos os segmentos corpóreos. O trabalho visa estabilizar 29 músculos de forma coordenada, sendo neste grupo onde se iniciam movimentos que se realizam tanto com os membros inferiores quanto com os superiores. O conjunto destes músculos pode ser dividido em dois grupos:

1) Músculos superficiais ao redor da região lombar e abdominal (reto-abdominal, para-vertebrais e oblíquos externos), possuindo em sua maioria fibras de contração rápida e um grande braço de alavanca, podendo desenvolver um grande torque auxiliando na aceleração e desaceleração do tronco;

2) Músculos profundos e intrínsecos responsáveis pelo ajuste postural nos movimentos (transverso do abdômen e multifídeo).

Arranques, acelerações, giros, podem ser mais eficientes com um core mais fortalecido e o melhor deste trabalho está em prevenir lesões advindas do centro corporal muitas vezes enfraquecido. Um treino que englobe esses dois grupos torna o trabalho mais eficaz, relacionando rendimento com prevenção.

O treino funcional de core é importante para qualquer modalidade esportiva e também para aqueles que buscam definição abdominal...

Como diz minha linda Dani vamos queimar!

Beijoquinhas minhas bonitas!!!!



7 comentários:

  1. otimo post ...vamos queimar, vamos queimar !!

    bjinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Um comentário meu: ontem foi tenso a corrida forte e hoje eu estou sentindo que tenho abdominal!!! Olha que mágico! O bichinho tah aqui escondido mas tah!

    Beijoooooooooooooos

    ResponderExcluir
  3. Oii Linda!

    Que legal o post!

    Então vou ver se consigo configurar minha bike,para assim me dar a quantidade certinha das cal perdidas!

    Obrigada pelas ótimas dicas!

    Tenha um lindo dia!

    Força ai...beijaooo

    ResponderExcluir
  4. querida te leio desde o comecinho, mas só postei agora por que resurgir com meu blog. Adorei o post é muito interessante, vou fazer.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá o post de hoje foi bastante interessante. Gosto muito de suas dicas. Bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei o maximo o post.
    Parabéns pela determinação e pela eliminação.
    Abração!

    ResponderExcluir
  7. OI LINDONA
    ÓTIMO POST VIU?
    ÚTIL!
    GOSTEI MUITOOO
    BJINHUS

    ResponderExcluir